PROFESSORES
 

MYRIAM MARQUES,

Myriam iniciou seus estudos de ballet em São Luís (MA), no extinto Clube das Mães com a Prof ª Silvia Martins e depois, Regina Maura Sá. Em 1975 mudou-se para o Rio para completar sua formação sob os cuidados de Tatiana Leskowa e mais tarde, aperfeiçoou-se com Aldo Lotufo, Arthur Molino, Jane Blauth, Luís Ewerton, Emílio Martins, e Nora Esteves, expoentes do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
Durante os oito anos que permaneceu no Rio apresentou-se como convidada nas mais diferentes montagens além dos espetáculos da Academia Tatiana Leskowa (1975 a 1981) e do Studio Sônia Castello Branco (1980 a 1982) onde também começou a lecionar em 1981 seguindo inicialmente a orientação do Theachers Refresher Course da Royal Academy of Dancing (RAD) de Londres.
Paralelamente à conclusão de sua formação artística, graduou-se em Ciências Econômicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro com especialização em consultoria e extensão em elaboração e análise de projetos, exercendo esta função de 1983 a 1992, quando foi aprovada em concurso público e ingressou como docente na UFMA.
Antes de retornar definitivamente à São Luís e à convite da Fundação Cultural do Maranhão, Associação Maranhense de Dança, Grupo Corpo Chama, Academia de Ballet Reinaldo Faray e Studio Pró-Dança, ministrou diferentes cursos de dança clássica no período de 1981 a 1983.
Para desenvolver seu próprio trabalho, Myriam montou o Espaço Dança em 1985. Assumiu as funções de diretora artística, professora, coreógrafa e participou como bailarina nas apresentações do seu grupo até 1991. De lá para cá vem se dedicando cada vez mais ao ensino e à criação. Hoje, no currículo, mais de 30 diferentes espetáculos inéditos e cinqüenta montagens entre o clássico e o contemporâneo.
Seu aprimoramento é mantido nas permanentes reciclagens com renomados professores entre eles: Ricardo Ordoñez (Argentina) e Ângela Nolf (Brasil) - 1999, Patrícia Avelar, Mabel Silveira, Flávio Sampaio, só para citar os mais recentes.
Além de aulas, ensaios e direção do Espaço Dança, tem especial interesse em participar de outras atividades ministrando palestras, cursos e/ou montando trabalhos em escolas, grupos de teatro e dança a exemplo dos que realizou no COTEATRO e no curso de Educação Artística da UFMA. Enfim, em manter contato permanente com diferentes atividades em áreas afins com as quais possa trocar experiência.